Quem são as pessoas por trás de Pindorama?

ALUNOS

FINANCEIRO
O grupo executivo do Financeiro é responsável pelo gerenciamento do caixa obtido através das campanhas de arrecadação e doação dos públicos. Durante a exposição, são os responsáveis pelo levantamento dos custos e orçamentos necessários para a aquisição dos diversos fatores relacionados à realização da exposição e sua infraestrutura. Para além disso, são responsáveis pelo controle das rifas e sorteios, relatórios de gastos e planejamento final do orçamento disponível até o encerramento das atividades da exposição.

Júlia Mayer de Araujo
Lia Fernandes Peixinho

 

 

DOCUMENTAÇÃO E REGISTRO
A equipe de Documentação e Registro é responsável pela elaboração e desenvolvimento de toda a redação, revisão e registro por trás do anteprojeto da exposição, juntamente com a documentação de memória das reuniões e progresso dos cronogramas dos grupos executivos. Durante o processo de elaboração, a equipe se responsabiliza pela organização das propostas, conteúdos e produções de todo o material apresentado durante os meses que antecedem a inauguração da exposição curricular até seu período de encerramento, momento no qual a equipe coordena a redação do relatório final da exposição e levantamento das atividades dos respectivos grupos executivos.

Érika Thies Barbosa
Ilana Alves dos Santos de Freitas
Lia Fernandes Peixinho
Lívia Daniele Souza
Luiz Eduardo d Almeida Robadey de Souza

 

 

INFRAESTRUTURA E MÍDIAS
O grupo executivo de Infraestrutura e Mídias é responsável pelo contato com nossos convidados, elaboração da nossa identidade visual, tanto no site quanto nas redes sociais. A equipe também é responsável pelo gerenciamento das redes sociais, elaboração de um cronograma de postagens e das próprias postagens, arquitetura do site e levantamento do número de acessos e relatórios sobre os dados referentes ao engajamento e número de pessoas alcançadas durante o período ativo da exposição.

Caio Cesar Bezerra Corato Cerqueira
Débora Correa Koury do Valle
Júlia Mayer de Araujo
Nicolas Januário dos Santos
Nicole Castilho Reiniger
Railani Dal Col Nascimento
Rayssa Farias Lisbôa França Soares da Silva
Thalyta de Sousa Angelici
Thamires de Assis Alves Siqueira

 

 

ESTUDO DE PÚBLICO
O grupo executivo do estudo de público são os responsáveis pela elaboração do estudo de expectativa e percepção dos públicos através da identificação da amostragem junto a criação dos instrumentos de pesquisa através da proposição das metodologias e ferramentas para a aplicação, tabulação e análise de dados, juntamente ao mapeamento e estudo de iniciativas e metodologias para o desenvolvimento das atividades do projeto de forma colaborativa no âmbito da produção da narrativa da exposição. Durante sua atividade, o grupo tem a função de analisar as informações referentes a opinião do público baseado nas perguntas e conceitos escolhidos previamente pela equipe da exposição, após esse processo, o grupo executivo Estudo de Público acompanha os resultados das interações nas redes sociais, elaborando novas propostas ao lado do grupo executivo de Infraestrutura e Gestão de Mídias. Por fim, o grupo tem como função do relatório e estudo de recepção da exposição nas mídias sociais e estudo qualitativo do monitoramento das atividades do grupo de Infraestrutura, realizando um relatório com seu parecer final acerca dos momentos relevantes de interação do público na exposição curricular.
(Elaboração do estudo de expectativa e percepção de públicos: identificação da amostragem, criação do(s) instrumento(s) de pesquisa, proposição de metodologia de aplicação, aplicação, tabulação, análise dos dados, apresentação dos resultados e elaboração de recomendações para os eixos, com base nas expectativas e percepções dos públicos; mapeamento e estudo de iniciativas, ferramentas e metodologias para participação dos públicos; propor instrumentos e vieses para viabilizar a co-laboração dos públicos no âmbito da produção da narrativa da exposição; elaborar propostas de interação por meio das redes sociais em conjunto com grupo de I.G.M.; elaboração do estudo de recepção da exposição e das mídias sociais; estudo qualitativo de monitoramento feito pelo grupo de I.G.M; e relatório de atividades do grupo executivo)

Gabriel Alonso Monçores
Isabela Cruz dos Santos de Freitas
Larissa Caroline Medeiros Martins
Marília de Rezende Martins
Thamires de Lourenzo de Avelar e Silva
Thiago Lucas da Silva

PROFESSORES

Professor Doutor Anaildo Bernardo Baraçal

Anaildo Bernardo Baraçal

Possui graduação em Museologia (UNIRIO), mestrado e doutorado em Museologia e Patrimônio (UNIRIO). Atualmente é técnico III- A 3 do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e auxiliar de ensino da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Metamuseologia, Teoria da Museologia e Comunicação em Museus.
Andrea Costa

Andrea Costa

Graduada em História (UFRJ), Mestre (2009) e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UNIRIO. Professora Assistente do Departamento de Estudos e Processos Museológicos e da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Educadora na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN-UFRJ). Faz parte do Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Rio de Janeiro (REM-RJ), integra a Câmara de Formação do Sistema de Museus da UFRJ (SIMAP), a Equipe do Museu de Ideias – a Educação em Debate bem como o Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia – OMCC&T.
Helena Uzeda

Helena Uzeda

Graduada em Museologia (UNIRIO). Mestre em História e Crítica da Arte (2000) e doutorada em Artes Visuais (2006): ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV, da EBA/UFRJ. Professora Associada 2 do Departamento de Estudos e Processos Museológicos – DEPM da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento de Exposições (LADEX / (UNIRIO). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Museologia e Patrimônio PPG-PMUS (UNIRIO – MAST). Membro do ICTOP – Comitê Internacional de Formação de Pessoal para Museus, ICOM.
Julia Moraes

Julia Moraes

Doutora em Ciência da Informação (UFRJ-IBICT, 2014), Mestre em Ciência da Informação (UFF- IBICT, 2008) e Bacharel em Museologia (2005, UNIRIO). É Professora dos cursos de Bacharelado em Museologia (Integral e Noturno) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, responsável por disciplinas da área de Museologia e Comunicação, entre outras. Professora da Pós-graduação em Museologia e Patrimônio – PPG- PMUS/UNIRIO-MAST, linha 1 – Museu e Museologia. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em suas interfaces com a Ciência da Informação, a Comunicação e a Educação, atuando nos seguintes temas: museus e público; exposição museológica; curadoria de exposições; acessibilidade cultural; comunicação, informação e educação em museus.

COLABORADORES

Raial Orutu Puri

Raial Orutu Puri

Vladimir Sibylla

Vladimir Sibylla

Elidiomar Ribeiro

Elidiomar Ribeiro

Monique Magaldi

Monique Magaldi

Luciana souza

Luciana Souza

Marilia Cury

Marilia Xavier Cury

Luiza Ponciano

Luiza Ponciano

Frieda marti

Frieda Marti

Regina Santos

Regina Santos

colaboradores-semfoto

Pérola Canuto

colaboradores-semfoto

Luiz / Museu das Remoções

colaboradores-semfoto

Casa Duna

PARCEIROS